Saiba tudo sobre a Assembleia Geral Extraordinária da Abcred

29 de novembro de 2021

No último dia 18 novembro, realizamos a Assembleia Geral Extraordinária da Abcred, no Espaço Paulista de Eventos, em São Paulo, que contou com a participação de 33 pessoas representando 21 instituições associadas.

Foi uma oportunidade de rever pessoalmente nossos associados, aprovar o orçamento para o próximo ano, apresentar o planejamento estratégico 2022/2023, ouvir os relatos das associadas sobre como a pandemia impactou cada uma e abordar o futuro das microfinanças.

O evento contou com a participação do Professor e Coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV, Lauro Gonzalez, que falou sobre open banking, mostrou como funcionam os modelos de negócios já existentes e apresentou oportunidades relevantes dos novos modelos de negócios para inclusão financeira. Criar alternativas de crédito para excluídos, oferecer preços acessíveis, pensar em educação financeira e digital para incorporar novos hábitos de crédito, evitar o incentivo ao endividamento e oferecer produtos e serviços menos burocráticos e mais simples de usar, esses foram os principais pontos que o Professor apresentou aos participantes.

Na sequência, Nicolas Viedma, Senior Investment Officer, da Oikocredit Brasil, fez uma apresentação sobre perspectivas para as microfinanças e comentou que a nova visão estratégica da empresa é seguir apoiando o microcrédito produtivo, ferramenta fundamental para resiliência financeira e adicionar produtos e tecnologias a partir das necessidades das comunidades.

Além disso, Helena Tenorio Veiga de Almeida, economista sênior do BNDES, falou sobre canais digitais e sobre as metas e perspectivas do BNDES para médio e longo prazo. Ela explicou também que o BNDES está fortalecendo o Canal MPME e recentemente abriu o acesso também para as OSCIPs que não possuem crédito com o BNDES.

Ao final, algumas associadas mostraram as ações realizadas em prol daqueles que mais precisaram durante a pandemia, entre elas: prorrogação dos vencimentos das parcelas, desconto de juros e multa para quitação de parcelas atrasadas, refinanciamento de contratos com taxas reduzidas, suspensão da negativação e ampliação dos prazos para pagamento nas liberações.

Importante lembrar que o evento aconteceu presencialmente, em São Paulo, respeitando todas as normas de segurança. Se você quer ver as apresentações na íntegra, acesse Assembleia Abcred