A Instituição Imembuí Microfinanças conquistou o primeiro lugar entre s Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) que mais realizaram operações de microcrédito no país, segundo o ranking divulgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Com a liberação de R$ 459 mil para 43 empreendedores no primeiro trimestre de 2024, a Imembuí se destacou pela sua atuação no fortalecimento de pequenos negócios. “Ficar em 1° lugar entre as OSCIPs confirma nosso compromisso com o BNDES e reafirma confiança dos empreendedores em nosso trabalho” diz Renata Ferrari, diretora geral adjunta da instituição.
Além disso, a Imembuí comemora um crescimento de 16% no total de operações de microcrédito, comparado ao mesmo período do ano anterior. O valor emprestado ultrapassou os R$8,1 milhões, beneficiando 842 empreendimentos e fortalecendo empregos.
O diretor geral da Imembuí, Arlimar de Oliveira, atribui parte desse crescimento ao programa Juro Zero, implantado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria e responsável por uma significativa injeção de recursos na economia local. “Estimamos aumentar em 25% as liberações na área de atuação da sede, e 54% na região da filial em Porto Alegre”, projeta Arlimar.
O Juro Zero, destinado a microempreendedores individuais, microempresas e autônomos, tem sido uma linha de crédito de grande sucesso para Imembuí. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana, elogiou o programa, apontando seu impacto positivo na economia local.
Com diversas linhas de crédito disponíveis a Imembuí Microfinanças continua ajudando microempreendedores e promovendo o desenvolvimento sustentável em todo país. Para solicitar microcrédito, os interessados podem entrar em contato diretamente com a organização por telefone, e-mail ou pessoalmente na sede de Santa Maria.
Fonte: Juliana Motta (assessora de imprensa da Imembuí Microfinanças).