Nossa Associada

Banco do Povo Crédito Solidário

Sobre

O Banco do Povo – Crédito Solidário é uma Organização da Sociedade Civil de interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça, na forma da Lei nº 9.790 de 23 de março de 1999, dedicada a fomentar o crescimento, a geração de empregos, renda e inclusão social. Fundado em 1ª de janeiro de 1997, iniciou suas atividades em maio de 1998, com apoio financeiro de várias entidades e como estratégia de política pública de combate à exclusão social. Em sua formação inicial e com a denominação de Banco do Povo de Santo André – Crédito Solidário compunha o quadro de associados as prefeitura de Santo André, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Associação Comercial e Industrial de Santo André e o Sindicato das Empresas de Transporte de Carda, o SEBRAE que desde então vem oferecendo apoio e ocupa um dos cargos no Conselho de Administração. O Banco do Povo foi a primeira organização do gênero no Estado de São Paulo. Com o aporte de capital inicial, doado pelos sócios, foi possível criar os fundos necessários tanto para a constituição da carteira de crédito, como para a contratação da equipe técnica e para o custeio da estrutura. Inicialmente, a fim de promover à inclusão social, em conjunto com outras iniciativas, a oferta de crédito ocorria somente nas áreas mais pobres da cidade de Santo André e numa estratégia de expansão se associaram ao Banco do Povo os municípios de Mauá, Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo – através da Instituição Pe. Léo Comissari. A partir desta nova constituição passa a adotar o nome de Banco do Povo – Crédito Solidário. Em 2007 a instituição passa por uma reestruturação, implanta a metodologia de microcrédito para grupo solidário e traz novos gestores com vasta experiência no setor. Isso permitiu uma significativa expansão da base de clientes e da carteira de crédito. Concomitantemente a instituição abre caminho para captação de recursos, junto a instituições financeiras e, alcança resultados nunca atingidos. Atualmente o quadro de Sócios do BPCS é composto por: Sindicato dos Bancários, Associação Comercial e Industrial de Santo André, Associação Padre Leo Commissari e Instituto Redes, os sócios juntam-se aos três representantes de notório saber das universidades da região. Na gestão atual a presidência é ocupada pelo professor Luiz Silvério do Notório Saber.

Dados

Endereço Sede: Av. Industrial, 79, 1º e 2º andar Centro – Santo André – SP – CEP 09080-510 

Tel./Fax: 11-4427-8720 Telefone: (11)4979-5219

Serviços Oferecidos:

Capital de Giro: Linha de financiamento destinada à aquisição de mercadorias, matérias primas e insumos. Esta tem o objetivo de proporcionar aumento no volume de receita.

Capital Fixo: Linha de financiamento destinada à aquisição de ferramentas, máquinas e equipamentos que tenham procedência lícita comprovada. O objetivo é proporcionar um aumento da capacidade de produção do empreendimento.

Capital Misto: Linha de financiamento destinada à aquisição de mercadorias, matérias primas e insumos, bem como, à aquisição de ferramentas, máquinas e equipamentos. Proporcionando além do aumento do volume de receita o aumento da capacidade de produção do empreendimento.

Habitação: Linha de financiamento destinada a proporcionar ampliação da instalação do empreendimento ou qualquer outro tipo de reforma nas instalações existentes. A linha financia materiais para construção e mão de obra.

Refugiados: A linha de Crédito atende a Refugiados e/ou Migrantes que trabalham por conta própria e tenha moradia fixa e documentos regularizados. O financiamento pode ser destinado à aquisição de mercadorias, matérias-primas e insumos, bem como aquisição de ferramentas, máquinas e equipamentos que tenham procedência lícita comprovada.

Antecipação de recebíveis: Esta solução é ideal para os empreendedores que efetuam suas vendas a prazo, recebendo cheques com prazo de vencimento posterior. Assim eles antecipam os recebimentos com taxa de juros abaixo do mercado e podem ofertar prazos de pagamento interessantes aos seus clientes.

Veículo: O crédito de Veículos é destinado a taxistas e motoristas de aplicativo, com necessidade de investimento na manutenção do veículo.

Cidades Atendidas: 

Região Metropolitana de São Paulo, com unidades fixas nas seguintes regiões: Zona Leste (Guaianazes, São Miguel e São Mateus); Zona Sul (Jardim Angela); Zona Norte (Freguesia do Ó); ABC (Santo André, Diadema e Mauá), além de Campinas e Jundiaí.

Saiba mais: Site: bpcs.org.br  instagram:@creditosolidariobpcs Facebook: Crédito Solidário