Há 20 anos, no dia 25 de março de 2002, a Abcred foi fundada com o objetivo de ofertar produtos e serviços para o fortalecimento das OSCIPs associadas que oferecem microcrédito principalmente aos pequenos empreendedores.
Atualmente, a entidade agrega 33 associadas, com representatividade em praticamente todas as regiões no Brasil.
A associação é de suma importância às OSCIP’s de microcrédito e microfinanças no Brasil principalmente porque a Abcred faz a representação do setor junto aos órgãos públicos, estaduais, federais e até internacionais.
Confira a entrevista com Claudia Cisneiros, atual presidente da Abcred, para essa edição comemorativa da newsletter:
– Qual a importância da Abcred na sua opinião?
Claudia: Eu não vejo o microcrédito no Brasil sem a Abcred. Criamos com as associadas uma relação de pai para filho, uma relação de cuidado e de amor! O papel da Abcred é importantíssimo porque une e representa as OSCIP’s.
– Quais foram os desafios como presidente da Associação nos últimos anos?
Claudia: Estar à frente da entidade nos últimos quatro anos foi uma experiência muito gratificante e desafiadora, também. A mudança da sede foi uma das ações mais marcantes para mim. Foi um desafio trazer a Abcred para o centro de São Paulo, na Av. Paulista, porque ali ficaria mais centralizada. Estar no coração do centro financeiro do Brasil foi muito importante para conquistar novas parcerias e acolher melhor as OSCIP’s de todo o Brasil.
Além disso, apesar de todos os desafios econômicos dos últimos anos, conseguimos manter e até aumentar o nosso número de associados.
Eu sou muito grata a todos que me acolheram, a todas as OSCIP’s associadas que me aceitaram como representante oficial da Abcred. Foram anos maravilhosos e de muito aprendizado e valeu a pena!
– Quais são os próximos desafios da entidade na sua opinião?
Claudia: O maior desafio é manter a sustentabilidade econômica da Associação, mantendo a sua representatividade com segurança, justiça e comprometimento.
Precisamos continuar lutando, conquistando novos parceiros, aumentando os benefícios de Funding, realizando novos cursos de capacitação para as associadas.
A próxima Diretoria tem o grande desafio de buscar novas parcerias, inovar e trazer novos caminhos para as associadas, ajudando na redução dos custos das OSCIP’s, principalmente.