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Imembuí lança série de educação financeira sobre finanças e marketing para pequenos e microempreendedores

8 de março de 2023

“Negócio de Milhões” foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com empreendedores de 60 municípios gaúchos sobre as maiores dificuldades no gerenciamento dos negócios

O mundo das finanças e do marketing de forma leve, simples e prática! Essa é a ideia da nova série “Negócio de Milhões”, lançada pela Imembuí Microfinanças em suas plataformas digitais. Pensada para ajudar microempreendedores, a série vai apresentar, todas as semanas, um vídeo curto com dicas preparadas pelos agentes da Imembuí, que atuam no atendimento personalizado dos empreendedores.

A série está ancorada em uma pesquisa respondida por 115 clientes da Imembuí Microfinanças sobre os maiores desafios enfrentados por eles na administração dos empreendimentos. De acordo com o levantamento realizado pela Tempórea – Comunicação Estratégica, empresa responsável pela comunicação da Imembuí, 79% dos entrevistados afirmaram ter dificuldades em temas como controle de estoque, fluxo de caixa, reserva financeira e ferramentas de marketing que ajudam a incrementar as vendas pela internet. Além disso, 86,3% declararam que trabalham com vendas e atendimento online, entretanto, 29,9% não sabem se usam ferramentas como redes sociais e WhatsApp de forma correta.

  • O propósito da Imembuí é ser parceira dos empreendedores. Esse produto corrobora essa vocação de parceria porque ajuda a resolver as dores de seus clientes. A pesquisa nos trouxe subsídios para formatar essa consultoria ao empreendedor no melhor formato: vídeo curto com dicas bem práticas. Como os agentes já atuam fazendo uma consultoria personalizada aos clientes, apostamos neles para gerar ainda mais confiança e proximidade – afirmou Silvana Silva, diretora de Relacionamento e Produto da Tempórea.

Finanças e marketing são a base da gestão de qualquer negócio, por isso é tão importante o acesso a esses conhecimentos. O diretor geral da Imembuí, Arlimar de Oliveira, ressalta que esses temas são ainda mais relevantes para os microempreendedores devido a características específicas desse público:

  • Nosso cliente é o pequeno e o micro empreendedor. Na maioria das vezes, não teve formação em administração de empresas ou contabilidade nem mesmo acesso à rede bancária. Faltam ferramentas que o ajudem em áreas vitais para os negócios prosperarem: finanças e marketing. Somos parceiros dos nossos clientes e queremos ajudá-los a ter mais conhecimento para gerir seus negócios

A Imembuí Microfinanças, com sede em Santa Maria, está presente em mais de 60 municípios gaúchos. Atualmente, é considerada uma das maiores OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de microcrédito produtivo do país. Em 21 anos de atuação no Estado, já ajudou mais de 28 mil empreendedores com a liberação de R$125 milhões em operações de microcrédito produtivo. Só em 2022, foram mais de 25 milhões disponibilizados. Para este ano, a perspectiva é aumentar esse valor em 17,89%.

Consultoria para negócios como vocação

Mais do que fornecer crédito para alavancar os pequenos empreendedores, inclusive quem não tem acesso à rede bancária, a Imembuí atua como uma parceira dos MEI, ME, autônomos e informais. Na tomada de crédito, o agente que atende o empreendedor é também um consultor personalizado. Cabe ao agente, analisar a viabilidade do negócio, entender as fragilidades e pontos que podem ser melhorados e, durante a contratação do crédito, ajudar seu cliente.

  • Muitos microempreendedores não fazem qualquer tipo de controle financeiro, de estoque e até mesmo de vendas. Sem essa organização básica, o crédito não vai ajudá-lo a crescer. Então, nosso primeiro passo é ouvir esse cliente, entender as dificuldades e sugerir ações que ele consiga colocar em prática. No início, indicar que ele tenha um caderno para anotar as vendas e outro para as despesas pode ser mais eficiente do que sugerir planilhas de Excel, por exemplo. Também incentivamos o cliente a não desistir e a seguir em frente – explica Jeanara Leal, agente de crédito da Imembuí.

Essas orientações e incentivos ocorrem, também, por meio das redes sociais.  A nova série “Negócio de milhões” é o terceiro produto digital criado pela Imembuí. O primeiro episódio explicou como fazer a declaração anual de quem tem CNPJ do Porte MEI. O segundo, divulgado na quarta (15/02), detalhou como organizar o fluxo de caixa e não misturar as contas pessoal e jurídica um problema recorrente entre os microempreendedores. Conheça os outros conteúdos de educação veiculados pela Imembuí:

  • Se Liga na Dica: espaço para falar de economia, empreendedorismo e negócios de maneira acessível e divertida
  • Case de Sucesso: empreendedores contam como o crédito da Imembuí fez diferença na sua vida e incentivou o crescimento do negócio

As produções estão disponíveis nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) e no site da Imembuí Microfinanças