“Negócio de Milhões” foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com empreendedores de 60 municípios gaúchos sobre as maiores dificuldades no gerenciamento dos negócios
O mundo das finanças e do marketing de forma leve, simples e prática! Essa é a ideia da nova série “Negócio de Milhões”, lançada pela Imembuí Microfinanças em suas plataformas digitais. Pensada para ajudar microempreendedores, a série vai apresentar, todas as semanas, um vídeo curto com dicas preparadas pelos agentes da Imembuí, que atuam no atendimento personalizado dos empreendedores.
A série está ancorada em uma pesquisa respondida por 115 clientes da Imembuí Microfinanças sobre os maiores desafios enfrentados por eles na administração dos empreendimentos. De acordo com o levantamento realizado pela Tempórea – Comunicação Estratégica, empresa responsável pela comunicação da Imembuí, 79% dos entrevistados afirmaram ter dificuldades em temas como controle de estoque, fluxo de caixa, reserva financeira e ferramentas de marketing que ajudam a incrementar as vendas pela internet. Além disso, 86,3% declararam que trabalham com vendas e atendimento online, entretanto, 29,9% não sabem se usam ferramentas como redes sociais e WhatsApp de forma correta.
Finanças e marketing são a base da gestão de qualquer negócio, por isso é tão importante o acesso a esses conhecimentos. O diretor geral da Imembuí, Arlimar de Oliveira, ressalta que esses temas são ainda mais relevantes para os microempreendedores devido a características específicas desse público:
A Imembuí Microfinanças, com sede em Santa Maria, está presente em mais de 60 municípios gaúchos. Atualmente, é considerada uma das maiores OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de microcrédito produtivo do país. Em 21 anos de atuação no Estado, já ajudou mais de 28 mil empreendedores com a liberação de R$125 milhões em operações de microcrédito produtivo. Só em 2022, foram mais de 25 milhões disponibilizados. Para este ano, a perspectiva é aumentar esse valor em 17,89%.
Consultoria para negócios como vocação
Mais do que fornecer crédito para alavancar os pequenos empreendedores, inclusive quem não tem acesso à rede bancária, a Imembuí atua como uma parceira dos MEI, ME, autônomos e informais. Na tomada de crédito, o agente que atende o empreendedor é também um consultor personalizado. Cabe ao agente, analisar a viabilidade do negócio, entender as fragilidades e pontos que podem ser melhorados e, durante a contratação do crédito, ajudar seu cliente.
Essas orientações e incentivos ocorrem, também, por meio das redes sociais. A nova série “Negócio de milhões” é o terceiro produto digital criado pela Imembuí. O primeiro episódio explicou como fazer a declaração anual de quem tem CNPJ do Porte MEI. O segundo, divulgado na quarta (15/02), detalhou como organizar o fluxo de caixa e não misturar as contas pessoal e jurídica um problema recorrente entre os microempreendedores. Conheça os outros conteúdos de educação veiculados pela Imembuí:
As produções estão disponíveis nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) e no site da Imembuí Microfinanças