Anualmente, a Abcred faz uma pesquisa com suas associadas para entender e comparar o volume de crédito e de operações. Esse é um trabalho essencial para entendermos a demanda do mercado e a importância das OSCIP’s para o empreendedorismo no Brasil.
Confira, a seguir, as movimentações ao longo de 2021, com base no retorno de 30 associadas.
Ao todo, nossas associadas liberaram R$ 858.4 milhões aos micro empreendedores brasileiros e foram realizadas 164 mil operações no ano.
As OSCIPs fecharam o ano com 137 mil clientes ativos em todo o Brasil.Com destaque para a região Sul, que possui 15 associadas e que juntas representam 60% dos clientes ativos. Na sequência, a região Nordeste contempla 36% dos clientes ativos. Sendo 63% desses empreendedores informais, ou seja, sem CNPJ. Esse número mostra a importância do microcrédito para pessoas que querem empreender, mas não conseguem apoio em grandes bancos e financeiras porque ainda trabalham informalmente.
O ticket médio dos microcréditos realizados é cerca de R$ 5.000. Com relação a distribuição por setor, 54,6% são do setor de comércio, 34,7% de serviços, 9,2% representa indústria e apenas 0,7% no setor rural. Além do crédito para capital de giro e fixo, as OSCIPs forneceram crédito para reforma e ampliação dos negócios, crédito habitacional e para água e saneamento básico.
Quando separados por gênero, 56% dos clientes atendidos são mulheres. A quantidade de solicitações de microcrédito por mulheres chamou atenção e está alinhada com os dados da Rede de Mulheres Empreendedoras (RME), que divulgou em 2021 um crescimento de 40% no empreendedorismo feminino no Brasil. No ano passado, 54% das mulheres decidiram abrir uma nova empresa ou investir em negócios voltados a serviços, principalmente nos setores de alimentação, beleza, estética e moda. Segundo a RME, “a pandemia empurrou essa natureza feminina para empreender, muito em função delas serem sempre as principais vítimas das demissões”.
Comparativo com anos anteriores
Quando comparado com 2020, foi possível observar:
aumento de 23% na carteira ativa em 2021;
aumento de 13% na quantidade de clientes ativos;
aumento de 24% no valor emprestado total;
redução significativa na inadimplência, principalmente dos clientes da região Centro Oeste e Nordeste.
A equipe da Abcred agradece o empenho de todas as associadas que disponibilizaram seus dados e disponibiliza o relatório completo. Para acessá-lo, clique aqui