Não importa se você trabalha no mercado financeiro, se empreende ou pensa em abrir um negócio em breve, com certeza você foi impactado por toda a movimentação que aconteceu com bancos e fintechs durante o período da pandemia. Com certeza você passou a usar mais o banco através do seu celular, você fez parte da chamada “transformação digital”.
A implantação de inteligência artificial, a digitalização dos processos, a agilização na interação com os clientes, a implementação do PIX, o Open Banking, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tudo isso foi assunto no mercado financeiro nos últimos dois anos, principalmente. Mas, o que aguardar em 2022?
Listamos algumas tendências, segundo o Banking Top Trends 2022, da Accenture:
Superaplicativos que vão oferecer uma ampla gama de serviços financeiros.
Pensar em negócios de maneira sustentável é avaliar não somente os índices de ROE e Conceito Institucional (CI) nas empresas, mas também relatar desempenho ambiental, social e de governanças dos credores.
A revisão da política de taxas está na mira dos bancos, já que a competitividade está cada vez maior principalmente com os bancos digitais.
Formas de pagamento cada vez mais digitalizadas e rápidas. Serviços como o PayPal, Alipay, Square e Venmo mudaram o cenário e os bancos estão correndo para encontrarem novas formas.
Agora, fica a pergunta: como estas tendências impactam o seu negócio, os seus clientes? Você está preparado para atender clientes mais exigentes e rápidos?
Vaja mais informações no e-book da Simply: clique aqui