Expectativas da Abcred para 2022

Mesmo em um cenário ainda afetado pela pandemia, o setor de Microcrédito operado pelas OSCIPs associadas da Abcred, tem a perspectiva de crescimento para 2022. O consultor técnico da Abcred, Pedro Ananias, estima um crescimento de 20% nos valores liberados pelas OSCIPS, devendo alcançar o patamar de R$ 1 bilhão em crédito liberado e cerca de 200 mil operações. Em 2021, a estimativa é que R$ 800 milhões foram liberados. 

Esse crescimento acontece porque o crédito na base da pirâmide continua sendo requisitado, já que é uma forma de sobrevivência dos pequenos empreendimentos, que precisarão de microcrédito para darem continuidade nos seus negócios.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu o patamar de 10% em 2021 e a expectativa é de redução para 5% em 2022. “A alta da inflação é um sinal de alerta aos empreendedores e esse cenário vai requerer bastante cuidado das OSCIPs nas concessões de crédito, pois diminui o poder aquisitivo e pode impactar na liquidez.”, alerta o consultor.

Internamente, a Abcred está trabalhando para o fortalecimento e a consolidação do setor com ações firmes para melhorar a regulamentação e a legislação que nos assegura, para dar mais segurança e apoio às associadas. Além disso, a entidade já desenvolveu o seu planejamento estratégico para o exercício de 2022/2023. Algumas das nossas metas são:

  • Realização da Assembleia Geral para eleição da Diretoria
  • Revisão da Normativa de Autorregulação da Abcred
  • Parcerias estratégicas 
  • Articulação e agendas com parceiros

“Esses são apenas alguns exemplos do Plano de Ação da ABCRED, formatado a partir do Mapa Estratégico que fizemos recentemente. Essas ações vão resultar no alcance do objetivo principal da instituição e na expansão do acesso ao crédito no Brasil, através do fortalecimento das instituições associadas”, finaliza o consultor.

Related posts

Leave a Comment