Com a chegada de um novo ano, é comum haver despesas extras como IPTU, IPVA, material escolar e diversos outros gastos comuns nesta época do ano.
Mas, também é neste período que costumamos fazer planos e traçar objetivos para o decorrer do ano, por isto, é muito importante que haja planejamento financeiro para não haver endividamento nos próximos meses.
Confira cinco dicas para economizar em 2019:
1 – Analise o ano anterior
Como foi o ano de 2018 financeiramente?
Se foi bom, sem dívidas, gastos indevidos e você economizou, ótimo! Repita isto neste ano.
Caso contrário, é hora de estabelecer novas metas e se reeducar financeiramente. É importante refletir sobre todas as despesas e receitas, para que você saiba onde cortar custos e onde investir de forma apropriada.
2 – Crie uma planilha de gastos
Ser organizado é a melhor forma de evitar gastos desnecessários. Por isto, a planilha financeira é a melhor forma de organizar o que entra e o que sai. Pode ser uma planilha simples com tudo que será necessário pagar, assim, você saberá quanto poderá gastar e o que precisará economizar.
Confira uma planilha de orçamento pessoal disponível gratuitamente pelo site da Bovespa: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/educacional/educacao-financeira/planilha-de-orcamento/
3 – Comece um investimento
O hábito de criar uma reserva financeira não é muito comum por nós brasileiros, mas é muito importante. Por isto, invista logo no primeiro mês, pode ser uma quantia simbólica, mas crie este hábito mês a mês. Assim, quando você precisar adquirir algo mais caro ou então precisar para alguma emergência, sempre terá uma reserva que vai lhe ajudar.
4 – Trace objetivos
Criar objetivos é extremamente importante e incentivador, principalmente, no início do ano.
Nas finanças, é importante ter os objetivos traçados, depois de verificar tudo que deseja realizar, crie metas para alcançá-lo. Após saber de quanto precisa para conquistar o que almeja, é hora de economizar e conquistar.
5 – Elimine gastos desnecessários
Esta é a dica mais importante. Para ter uma vida financeira tranquila e estável é necessário gastar somente o necessário. Não é que você não pode mais comprar o que deseja, mas é necessário economizar e aí sim, comprar o que almeja. Economizar é um hábito, portanto, comece desde já.