Facebook

Notícias

08/10/2015 - V Seminário Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado

V Seminário Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado

Atual modelo de microcrédito precisa de ajustes para permitir sua expansão e massificação:
“O seminário foi de extrema importância, e dele tiramos muitas lições que, agora, vão nortear nossos planejamentos. Vamos sentar e planejar nosso futuro”, disse o presidente da Abcred, Hermes Bomfim Filho, ao encerrar o 5º Seminário Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, realizado nos dias 7 e 8 de outubro, em Brasília, uma parceria entre a Abcred e o Ministério do Trabalho e Emprego.
Ele destacou que o seminário apontou uma série de possibilidades e que foi realizado no momento oportuno. “Queremos crescer, precisamos crescer. Atualmente, o volume de operações de microcrédito no Brasil é de apenas 0,2% do total de operações de crédito do sistema financeiro. É muito pouco diante dos 21 milhões de microempreendedores que buscam financiamento para seus negócios”, afirmou.
O presidente da Abcred comentou que os debates ocorridos no seminário mostra que é preciso repensar o atual modelo das microfinanças brasileiras. “Os debates das mesas de trabalho foram muito ricos em apontar ideias e propostas. Também tivemos o lançamento do livro com pesquisa feita pela Universidade Federal de Brasília, que mostra a necessidade de articulação das políticas de microcrédito e inclusão produtiva,”, explicou.
Hermes disse que o setor de microcrédito brasileiro está dando passos importantes para a autorregulação, o que vai permitir a massificação e expansão das microfinanças no país.
Ele comentou que a divulgação do Rating feito pela MicroRate junto às OSCIPs filiadas à Abcred vai abrir um novo cenário para o setor.
“O microcrédito é uma das ferramentas mais importantes para alavancar as potencialidades e o principal canal para a inclusão social”, disse, ressaltando a necessidade de ele estar articulado com outras políticas públicas, já que o microcrédito, por si só, não cria mercado. “Para nós, microcrédito é desenvolvimento e crescimento”, explicou.

Copyright © 2012 - Direitos Resevados - abcred.org.br