Facebook

Destaque

17/09/2015 - BID/Fomin tem projeto para desenvolver microfinanças no Brasil

A implantação de um fundo de investimentos para desenvolver as carteiras de microcrédito no Brasil foi um dos temas tratados durante encontro realizado dia 15 de setembro entre diretores da Abcred e representantes do Fundo Multilaterial de Investimentos (Fomin), entidade vinculada ao BID – Banco Interamericano de Investimentos.

O encontro aconteceu na sede da Abcred, em Santo André, e reuniu os diretores Almir da Costa Pereira e Amadeu Trentini; e Edgar Rivera, especialista sênior do Fomin, e Ismael Gilio, especialista setorial do Fomin no Brasil, com assistência de Fábio Maschio Rodrigues, diretor do Banco do Povo Crédito Solidário de Santo André.

Eles debateram a criação de um fundo garantidor envolvendo o Fomin, a Abcred e parceiros como o Sebrae, BNDES e bancos privados.

“O interesse do BID em conhecer as oportunidades de investimento no Brasil mostra a importância que nosso sistema microfinanceiro vem ganhando no cenário internacional”, disse Almir Pereira.

No encontro foi destacada a necessidade de as entidades brasileiras desenvolverem tecnologia padronizando as informações com o objetivo de aprimorar o atendimento aos clientes.

“Também propusemos ao Fomin uma parceria para dar continuidade ao programa de qualificação social e financeira das instituições brasileiras, que começou a se feito com apoio do BNDES”, comentou Amadeu Trentini.

Foram, ainda, tratados temas como o apoio técnico e estratégico ao processo de autorregulação do setor microfinanceiro, a transformação dos modelos de IMFs (OSCIPs) e maior desenvolvimento de recursos humanos.

“São ações já implantadas em países que tem o setor microfinanceiro mais desenvolvido”, disse Almir.

Uma nova reunião foi agendada para o final deste mês, em Washington DC, nos Estados Unidos, durante a realização da Conferência Global da SEEP Network.

Copyright © 2012 - Direitos Resevados - abcred.org.br