Facebook

Bem-Vindo

Operadoras de microcrédito da Abcred vão ter Guia de Autorregulação

Operadoras de microcrédito da Abcred vão ter Guia de Autorregulação

Um grupo de 31 entidades que opera microcrédito produtivo e orientado no Brasil vai contar com um Guia de Autorregulação para o setor. O Guia, que é um manual de autorregulação para as entidades, será discutido e aprovado durante o II Encontro Nacional da Abcred - Associação Brasileira das Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças, que acontece nos próximos dias 10 e 11 de maio, em Santo André-SP.

O setor de microcrédito no Brasil não é regulamentado pelo Banco Central. O Guia de Autorregulação vai abranger aspectos como critérios contábeis, critérios operacionais, práticas de recursos humanos, relação com os clientes e com o mercado e também terá indicadores econômicos e operacionais.

Segundo o presidente da Abcred, Almir da Costa Pereira, o Guia é o resultado de mais de 3 anos de trabalho.

“Na origem desse processo, a Abcred desenvolveu um plano de contas padronizado, então já temos critérios contábeis unificados para o segmento” comentou Almir.

A Abcred também já possui um Código de Ética para as entidades associadas.

A expectativa das operadoras de microcrédito é de que a Autorregulação ajude a ampliar o setor, que já cresce ano a ano em número de clientes e de operações de empréstimos. A Autorregulação deve também aprimorar as práticas das entidades, facilitar a avaliação externa do segmento, a captação de recursos e os projetos de parceria.

Para a definição do Guia de Autorregulação, os dirigentes da Abcred participaram de intercâmbios com entidades de microcrédito de vários países da América do Sul, além de diversos encontros e oficinas nacionais para a troca de experiências e a definição das normas. A sistematização da proposta do Guia foi feita com a consultoria da entidade RFD - Red Financiera de Desarrollo, do Equador, e com o apoio do BNDES.

 

 

Copyright © 2012 - Direitos Resevados - abcred.org.br