Como economizar o saque do FGTS?

A pergunta que a maioria dos brasileiros está fazendo nos últimos dias, é: vale a pena sacar o saldo do FGTS?

A resposta divide os especialistas financeiros, pois, a população brasileira não está habituada com uma questão – a educação financeira. Por isso, é importante parar e pensar bem antes de sair gastando todo o dinheiro em bens de consumo, e pensar se não vale a pena quitar alguma dívida ou deixar o dinheiro lá, guardado.

Educadores financeiros formularam algumas dicas de como utilizar o saque do FGTS, confira:

Pague as dívidas – Uma das principais dicas para economizar é: se você estiver endividado, quitar as dívidas deve ser sua prioridade. Muitas vezes as instituições financeiras disponibilizam condições especiais para pagamento à vista e estão abertas para ouvir propostas de renegociação para dívidas em atraso.

 

Consuma com cuidado –  Vai comprar alguma coisa? Priorize o pagamento à vista e consiga descontos. Tente evitar o parcelamento, pois, além de comprometer o orçamento dos próximos meses, muitas vezes têm juros abusivos e você acaba pagando o dobro ou até o triplo do valor do produto. E, claro, consuma o necessário, sem exageros.

 

Pagou tudo e comprou o que precisava? Agora invista! – O dinheiro que sobrou deve ser destinado a aplicações em algum título público atrelado à taxa selic, que seja tão seguro quanto o FGTS e pode render ainda mais. O dinheiro deve ser aplicado pensando no longo prazo, em uma reserva de emergência. O ideal é partir para investimentos conservadores que rendam mais do que se o dinheiro ficar parado no fundo.

Leave a Comment