Você sabia? – Existem dicas fáceis que podem te ajudar a economizar.

Não existem fórmulas mágicas quando se fala em economia, basta apenas, gastar menos do que se ganha. Na prática nem sempre é fácil, mas é preciso haver planejamento e mudança de hábitos. Para ajudar, existem algumas dicas fáceis de serem seguidas e que podem ajudar bastante na hora de fazer as contas. Veja cinco dias para economizar dinheiro de forma prática:

1 – Priorize o pagamento de dívidas

Uma das principais dicas para economizar é: se você estiver endividado, quitar as dívidas deve ser sua prioridade. Muitas vezes as instituições financeiras disponibilizam condições especiais para pagamento à vista e estão abertas para ouvir propostas de renegociação para dívidas em atraso. Então, vá atrás e busque a melhor forma de quitar este débito.

 

2 – Faça uma poupança programada para economizar dinheiro

A dica é: faça uma poupança programada para o dia do seu pagamento. Estipule um valor que não vá interferir no seu orçamento e separe-o antes de começar a gastar com outras coisas.

Se você não tiver dívidas, um bom valor para começar é 15% do seu salário. Se tiver, priorize o pagamento das dívidas e guarde o que sobrar.

 

3 – Pague à vista

Se não tem dinheiro para comprar coisas supérfluas, como bolsas e sapatos, não compre! Espere até ter o valor total para poder pagar à vista e assim ganhar um desconto.

Sem contar que as contas parceladas, além de comprometer o orçamento dos próximos meses, muitas vezes têm juros abusivos e você acaba pagando o dobro ou até o triplo do valor do produto. Evite usar o cartão de crédito. Ele pode dar a falsa ilusão de que você tem mais dinheiro do que realmente possui.

 

4 – Monitore seu orçamento durante todo mês

É importante estar atento aos gastos diários que, muitas vezes, passam despercebidos e podem acabar se tornando o grande vilão do orçamento. Para ajudar nesta questão adote um sistema financeiro que seja bom e fácil para você, como planilhas ou aplicativo que possam auxiliar.

 

5 – Evite gastos desnecessários

Será que não dá para diminuir o número de canais da TV por assinatura? Você precisa almoçar fora todos os dias? Tem que ir ao cinema todo fim de semana?

A resposta para essas perguntas pode ser o caminho para sua independência financeira. Gaste o que realmente é necessário e economize em tudo que puder.

 

As dicas acima não estão lhe dizendo para deixar de fazer tudo que é bom e divertido. Apenas mostram o caminho para a independência financeira, após conquistá-la, você verá que é muito fácil administrar a vida financeira e a vida social, podendo curtir bons locais e ter conforto.

Leave a Comment