Microempreendedores: Confira 5 dicas para economizar no início do ano

Com a chegada de um novo ano, é comum haver despesas extras como IPTU, IPVA, material escolar e diversos outros gastos comuns nesta época do ano.

Mas, também é neste período que costumamos fazer planos e traçar objetivos para o decorrer do ano, por isto, é muito importante que haja planejamento financeiro para não haver endividamento nos próximos meses.

 

Confira cinco dicas para economizar em 2019:

 

1 – Analise o ano anterior

Como foi o ano de 2018 financeiramente?

Se foi bom, sem dívidas, gastos indevidos e você economizou, ótimo! Repita isto neste ano.

Caso contrário, é hora de estabelecer novas metas e se reeducar financeiramente. É importante refletir sobre todas as despesas e receitas, para que você saiba onde cortar custos e onde investir de forma apropriada.

 

2 – Crie uma planilha de gastos

Ser organizado é a melhor forma de evitar gastos desnecessários. Por isto, a planilha financeira é a melhor forma de organizar o que entra e o que sai. Pode ser uma planilha simples com tudo que será necessário pagar, assim, você saberá quanto poderá gastar e o que precisará economizar.

Confira uma planilha de orçamento pessoal disponível gratuitamente pelo site da Bovespa: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/educacional/educacao-financeira/planilha-de-orcamento/

 

3 – Comece um investimento

O hábito de criar uma reserva financeira não é muito comum por nós brasileiros, mas é muito importante. Por isto, invista logo no primeiro mês, pode ser uma quantia simbólica, mas crie este hábito mês a mês. Assim, quando você precisar adquirir algo mais caro ou então precisar para alguma emergência, sempre terá uma reserva que vai lhe ajudar.

 

4 – Trace objetivos

Criar objetivos é extremamente importante e incentivador, principalmente, no início do ano.

Nas finanças, é importante ter os objetivos traçados, depois de verificar tudo que deseja realizar, crie metas para alcançá-lo. Após saber de quanto precisa para conquistar o que almeja, é hora de economizar e conquistar.

 

5 – Elimine gastos desnecessários

Esta é a dica mais importante. Para ter uma vida financeira tranquila e estável é necessário gastar somente o necessário. Não é que você não pode mais comprar o que deseja, mas é necessário economizar e aí sim, comprar o que almeja. Economizar é um hábito, portanto, comece desde já.

 

 

Leave a Comment