No dia 13 de dezembro, a ABCRED reuniu cerca de 40 dirigentes das associadas para o Encontro Nacional, que foi realizado no mesmo endereço da nova sede da entidade, em São Paulo.
O encontro iniciou às 8h com uma reunião do Conselho de Administração. Após a reunião, a presidente da ABCRED, Claudia Cisneiros fez a abertura da assembleia e evento.
A programação do encontro incluiu a aprovação da peça orçamentária para 2019, a aprovação do novo endereço da sede e o novo associado IDESSC (Banco da Gente de Rondonópolis – MT).
O Diretor José Paes Neto apresentou uma prévia do andamento do sistema de consolidação de dados da ABCRED, onde em breve será lançado um piloto para testar as funcionalidades do sistema e consolidar os últimos ajustes. Além disso, foi discutida a importância desse sistema para gerar informações do setor e reforçar a transparências das OSCIP’s.
Durante a programação, o advogado do Banco da Família de Lages, Dr. Roberto Ramos, apresentou um informe sobre o enquadramento do código CNAE. Na sequência os representantes da instituição internacional Water.org, Jennifer Iverson e Bruno Rondinella, realizaram uma apresentação sobre a instituição, abrindo a possibilidade de parceria junto a ABCRED e suas associadas.
Para finalizar a primeira parte do evento, os participantes receberam um informe sobre as atividades realizadas pelos diretores da ABCRED neste ano.
Na parte da tarde, o evento iniciou com a apresentação das consultoras da RFD (Red de Instituciones Financieras de Desarrollo), Yamile Pinto e Jessica Herrera, que apresentaram o resultado das autoavaliações das OSCIP’s referente à Autorregulação.
Das 31 associadas da ABCRED, 21 instituições participaram da autoavaliação e receberam certificado de participação.
Dando sequência ao evento, a analista da Oikocrédit, Jaqueline Cariz, apresentou sobre o tema de Gestão de Desempenho Social e o estudo de caso da Credisol.
O evento encerrou com a apresentação de parceiros de serviços de tecnologias e seguros e com um coquetel de inauguração da nova sede.