Microcrédito Produtivo

Microcrédito Produtivo agora tem Guia de Autorregulação

 

As entidades brasileiras da sociedade civil que operam microcrédito para atividades produtivas aprovaram em assembleia da Abcred, por unanimidade, um Guia de Autorregulação, com normas para o setor. O Guia foi definido no II Encontro Nacional da ABCRED — Associação Brasileira das Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças, que aconteceu nos últimos dias 10 e 11.

 

 

O setor de microcrédito das OSCIPs não é regulamentado pelo Banco Central. José Paes de Oliveira Neto, vice-presidente da Abcred, diz que a Autorregulação é um marco que deve ser comemorado. “Tivemos o apoio de grandes parceiros, de peso nacional, como o BNDES, por exemplo, e isso só ressalta ainda mais a importância do projeto”, afirma.

O gerente do BNDES, Paulo Roberto Monteiro, participou do Encontro e disse que a aprovação do Guia mostra a capacidade de organização das OSCIP’s que fazem microcrédito e da ABCRED. “É muito importante também que as instituições entendam a importância de implementar, de fato, estes processos em suas atividades”, ressalta Monteiro.

A Autorregulação vai uniformizar os padrões contábeis, índices e indicadores de gestão, governança e de desempenho das 31 entidades associadas à ABCRED. Segundo o presidente da associação, Almir da Costa Pereira, “o Comitê de Autorregulação que criamos dará prosseguimento ao processo para que o Guia Normativo seja conhecido, aplicado e monitorado para alcançarmos uma boa avaliação setorial e oferecer à sociedade um benchmark. Enfim, que possamos realizar a implementação concreta”.

A proposta de Autorregulamentação começou a ser discutida há mais de 3 anos e teve impulso a partir de novembro de 2016, quando a ABCRED contratou a consultoria da RDF — Red de Instituciones Financieras de Desarollo, do Equador, que foi responsável por sistematizar as propostas. A RFD liderou a implantação da Autorregulação no Equador, em 2012, e, desde lá, o setor de microcrédito teve grande crescimento naquele país.

Clique aqui para ver as fotos do II Encontro Nacional promovido pela Abcred.

Leave a Comment